domingo, 6 de setembro de 2009

Programa Prefeitura nas Comunidades realiza primeira plenária - Juazeiro -BA


O “Prefeitura nas Comunidades”, programa de planejamento participativo do município, lançado no início do mês em Juazeiro, realizou sua primeira plenária na cidade na noite desta quinta-feira (03), na Escola Maria José Lima da Rocha, no bairro João Paulo II, onde centenas de pessoas puderam apontar as principais necessidades da comunidade. A região I, formada pelos bairros João Paulo II, Parque Residencial, Pedro Raimundo, Dom José Rodrigues, Antonio Guilhermino e Vila Nova Fé, foi a primeira beneficiada pelo programa.


O prefeito Isaac Carvalho, secretários municipais, equipe técnica de governo, vereadores, lideranças dos bairros e comunidade em geral participaram das atividades. “A presença de tantas pessoas aqui demonstra o interesse e a preocupação com a comunidade. Nesse momento vamos juntos apontar as demandas e planejar as ações do município. O Governo de fato está aqui, todos os secretários e equipe de governo, ou seja, não é uma reunião política e sim de trabalho”, afirmou o prefeito Isaac Carvalho.


Durante a plenária, os presentes foram divididos em três câmaras temáticas, de acordo com as suas afinidades, abordando temas como infraestrutura, cidadania, qualidade de vida, cultura e juventude. Segundo Carlos Neiva, Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, esse é um momento de grande importância para toda a comunidade. “Vivemos um momento especial, com tantas pessoas se mobilizando em busca de melhorias na qualidade de vida do município. Durante esses encontros vamos hierarquizar o que é de competência do município, do governo do estado e do governo federal”, afirmou Neiva.


A comunidade aprovou a visita do governo municipal ao bairro. “Nunca uma comitiva como essa veio ao nosso bairro depois das eleições, os prefeitos só andavam aqui em tempo de política”, disse Aguinaldo Baraúna, morador do João Paulo II.


Ao final das conversações nas câmaras temáticas o grupo se juntou novamente apresentando um relatório com as principais demandas apontadas. Esse relatório fará parte de um documento de planejamento estratégico do governo municipal. “A partir dessas plenárias a administração vai poder fazer uma leitura da realidade de cada região, organizando os números e as demandas apresentadas pela comunidade e o prefeito assume assim, a condição de líder do desenvolvimento, discutindo e planejando o futuro da cidade”, enfatizou o professor José Arlindo, do Instituto Josué de Castro, que fez um estudo inicial da cidade para a implantação do programa participativo.


“As demandas vão ser detalhadas e a comunidade terá conhecimento dos resultados obtidos. Tudo que foi citado aqui vai ser discutido e a administração vai ver de que forma as soluções podem ser alcançadas. Vamos enfrentar os problemas juntos, visando melhorar a qualidade de vida da população, fazendo dessa forma um governo efetivamente democrático com a participação de todos”, destacou o prefeito Isaac ao final da plenária.


O programa “Prefeitura nas Comunidades” divide o município em 18 regiões administrativas, onde todos os bairros, comunidades e distritos serão incluídos, de forma a se ter um plano descentralizado o mais próximo possível do conjunto da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário